Pubicado em: Qui, Jan 8th, 2015

Novo livro de Amílcar Barata Fernandes – Doutora Minha Mãe

Compartilhar
Tags

doutora_familia

Residente e com empresa na Póvoa de Santo Adrião, Amílcar Barata Fernandes é um poeta do concelho de Odivelas, apreciador de António Aleixo e por alguns considerado um seguidor deste poeta popular nas quadras assertivas e de crítica social. No dia 03 de janeiro, no Centro de Exposições de Odivelas foi lançado o seu terceiro livro, Doutora Minha Mãe, evento que contou com a presença de muitas dezenas de pessoas, entre as quais o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Vales.

doutora_af

Amilcar Fernandes mostra o seu terceiro livro

 Na nota de imprensa sobre o evento, a editora Ideia Fixe diz: «Um autor que tem uma visão assertiva do mundo e se revela nas linhas que escreve.

As suas quadras, num estilo que Aleixo propagou, são de uma clarividência inequívoca e revelam uma vontade de trabalhar para um mundo diferente e melhor para todos.

Em Doutora Minha Mãe, para além da poesia, o autor revela-se como ser humano nas estórias que nos conta das suas vivências desde tenra idade.

Um livro que certamente vai engrandecer quem o lê».

Doutora Minha Mãe é o terceiro livro deste autor, depois de Sábio era o Meu Avó (2012) e de Saberes Simples (2013). Em três anos Amílcar Barata Fernandes publica três livros. Doutora Minha Mãe é um livro onde em quadras, sextilhas, sonetos e prosa, se contam histórias de vida e se mostra o mundo real que por vezes queremos ignorar.

A tarde começou com a projecção de um pequeno filme onde Amílcar Fernandes fala da sua mãe e explica esta homenagem que lhe presta. Depois, Henrique Ribeiro e o poeta da Póvoa estiveram À Conversa Com Aleixo onde o primeiro disse quadras do poeta Algarvio e Amílcar Fernandes disse as suas próprias quadras onde responde a Aleixo e que tem sido enviadas por correio eletrónico, ao ritmo de uma por dia para o grande número de amigos do autor.

Se Aleixo disse:

Uma mosca sem valor

Pousa com a mesma alegria

Na careca de um doutor

Como em qualquer porcaria

Amílcar Fernandes respondeu:

Uma mosca com valor

Acerta sempre que poisa

Na cabeça dum doutor

Que nem sempre é grande coisa.

doutora_cb

Carlos Baeta, primo do poeta

Carlos Baeta, primo do poeta, usou da palavra para falar do poeta e do seu livro, sublinhando a qualidade do livro e o facto de Amílcar Fernandes retratar de forma magistral as vivências da família deixando para os vindouros um registo único.

doutora_pn

Paula Nunes

A poetisa e atriz Paula Nunes, subiu ao palco para dizer poesia e prosa de Amílcar Fernandes, como só ela sabe, contribuindo também para que este lançamento e esta tarde ficassem registados na memória de todos os presentes.

doutora_mm

Mário Máximo

O escritor e poeta Mário Máximo também falou de Amílcar Fernandes e de Doutora Minha Mãe. O orador, que já tinha apresentado Sábio Era o Meu Avô e Saberes Simples lembrou as características de Amílcar Fernandes comparando as suas quadras às de António Aleixo e sublinhando a humanidades das estórias que o autor conta no livro e que são sem dúvida pedaços da sua vida.

doutora_jograis

Grupo de Jograis da Associação Portuguesa de Poetas – Maria Melo, Kim Marques, Aline Rocha e Carlos Cardoso Luis

Seguiu-se o Grupo de Jograis da Associação Portuguesa de Poetas que jogralizou sobre o Auto da Desgraça, Via Tecnológica publicado no livro anterior de Amílcar Fernandes. Como todas as intervenções no evento também os jograis tiveram uma atuação de grande qualidade.

doutora_af_2

Amilcar Fernandes

Chegou a vez do autor usar da palavra. Amílcar Fernandes, um homem feliz rodeado de amigos e dos seus irmãos, primos e outros familiares, falou da sua mãe e continuou a homenagem que o seu livro representa, à senhora que o trouxe ao mundo.

doutora_olha

Olha que Dois – Rui Mateus e Nelson Patrício

O Duo Olha que Dois, Nelson Patrício e Rui Mateus, dois conhecidos jovens músicos do concelho de Odivelas, fecharam com chave de outro este espetáculo trazendo músicas conhecidas de vários cantores nacionais.

A indispensável sessão de autógrafos e um lanche oferecido pelo autor completaram este lançamento.

doutora_sala

O  auditório do Centro de Exposições de Odivelas encheu

doutora_irmaos

Amílcar Fernandes e os irmãos

doutora_familia

A grande família de Amílcar Fernandes

doutora_participantes_2

Convidados e participantes

Publicado no Jornal Odivelas Notícias 64 de 8 de janeiro de 2015

Fotografias: Francisco Godinho

Texto: Henrique Ribeiro

Pode ver no Facebook do Odivelas Notícias o album de fotografias

Sobre o Autor